Logo Grupo Heineken

Grupo HEINEKEN apoia o consumo consciente. 

Você tem mais de 18 anos?

Você ainda não pode entrar.

Você precisa ter 18 ou mais anos para acessar nosso conteúdo.

;

19/07/2022

Grupo HEINEKEN implementa retificação de nome e apoio psicológico para pessoas transgêneros como benefício fixo da companhia

Sob liderança da marca Amstel, a iniciativa tem como objetivo promover um ambiente seguro e inclusivo para a comunidade LGBTQIA+

São Paulo, 19 de julho de 2022 – Depois de a marca Amstel®, do Grupo HEINEKEN, ter levado o cartório às ruas de São Paulo na Feira Cultural da Diversidade da Parada LGBTI+ e auxiliar a retificação do nome de mais de 800 pessoas transgêneros, a companhia, em parceria com seu grupo de afinidade Além do Colorido, adotou a iniciativa como benefício fixo aos colaboradores, além de disponibilizar o programa Conta Comigo, que oferece suporte psicológico aos que desejarem. Apresentar-se pelo nome social não é uma novidade para a HEINEKEN, pois mesmo antes da implementação desta iniciativa junto à sociedade, os colaboradores já registravam em seus crachás, e-mails e assinaturas seu nome social. Este é um grande passo da companhia na agenda de Diversidade, Equidade & Inclusão para promover um ambiente mais seguro e acolhedor a seus colaboradores.

Com isso, todos as pessoas transgêneros que quiserem retificar seu nome socialmente terão direito a fazê-lo com suporte da companhia que identificou a importância desta ação a partir de uma iniciativa liderada por sua marca Amstel®, que carrega consigo valores como liberdade, diversidade, respeito e autenticidade, e por meio de suas iniciativas, busca incentivar as pessoas a serem quem quiserem ser, celebrando toda a potência da comunidade LGBTI+. “Quando levamos a iniciativa à Feira Cultural, esperávamos atender 160 pessoas, mas devido à alta procura, mais de 800 pessoas terão o direito de realizar o processo 100% custeado pela marca Amstel, sendo que mais de 200 fizeram na própria feira e mais de 600 estão recebendo os direcionais remotamente para realizarem a retificação no período de um mês”, esclarece Livia Azevedo, diretora People and Organizational Development (POD) do Grupo HEINEKEN.

A executiva conta ainda que o incentivo à liberdade e à diversidade são pilares da companhia e fazem parte da estratégia de negócio para crescer com perenidade, levando em consideração seus principais valores: Respeito e Cuidado com as pessoas e com o planeta. “Temos grupos de afinidade que se reúnem periodicamente para traçar e implementar ações voltadas à melhor experiência dos públicos menorizados e, o Além do Colorido, grupo dedicado à causa LGBTI+, também trabalha para garantir um ambiente mais seguro e acolhedor para a comunidade dentro do Grupo HEINEKEN”, declara Livia.

“Foi a primeira vez em que um cartório foi às ruas do centro de São Paulo para facilitar o acesso à retificação de nomes para as pessoas transgênero às vésperas de um evento importante como a Parada do Orgulho LGBT+. Por meio desta ação, a Amstel e o Grupo HEINEKEN deram continuidade às suas iniciativas voltadas a consumidores e colaboradores que integram a comunidade, as apoiando a serem o que quiserem também nos documentos oficiais”, comenta Vanessa Brandão, diretora de Marketing das marcas mainstream do Grupo HEINEKEN no Brasil.

O Grupo HEINEKEN disponibiliza o SpeakUp, canal de denúncias que garante investigação e confidencialidade e que pode ser utilizado por qualquer colaborador de maneira anônima para relatar qualquer violação ao Código de Conduta da companhia ou situações de preconceito, discriminação e assédio físico e moral.    

Além da campanha

Desde 2019, a Amstel aborda em sua comunicação os valores conectados com a sua origem na cidade de Amsterdã, como diversidade, liberdade, autenticidade e respeito. Dentro da evolução desta mensagem, criou a campanha I AM WHAT I AM, que tem como objetivo dar espaço para que as pessoas possam se expressar para que elas sejam o que quiserem ser. Clique aqui para ver a campanha. Clique aqui para ver o filme. Junto com o lançamento do filme, a marca também assumiu o compromisso de destinar 10% de sua verba anual de mídia para iniciativas conectadas com a causa LGBTQIA+.

Amstel é a cerveja oficial da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo desde 2019, esteve à frente da live do Orgulho que arrecadou doações para ONGs escolhidas pela Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, que atuam de diferentes maneiras dentro da comunidade – trabalho com jovens LGTBQIA+ da periferia, trabalho de acolhimento para mulheres travestis e transsexuais e doação de alimentos para pessoas LGBTQIA+ em situação de rua.

Em 2020, Amstel promoveu a Live da Pabllo, que levantou fundos para ONGs indicadas pela cantora. O calendário da marca contou também com a Live oficial da Parada do Orgulho LGBT de SP, que teve oito horas de duração e mais de 11 milhões de views. Amstel ainda esteve presente na Live Parada Solidariedade, que teve a verba levantada com a venda da sua lata revertida para a ONG da Parada LGBT de SP.

Sobre o Grupo HEINEKEN no Brasil 

O Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA e, em 2017, adquiriu a Brasil Kirin Holding S.A ("Brasil Kirin"), tornando-se o segundo player no mercado brasileiro de cervejas. O Grupo gera mais de 14 mil empregos e tem 14 unidades produtivas no país, sendo 12 cervejarias, localizadas em Alagoinhas (BA), Alexânia (GO), Araraquara (SP), Benevides (PA), Caxias (MA), Igarassu (PE), Igrejinha (RS), Itu (SP), Jacareí (SP), Pacatuba (CE), Ponta Grossa (PR) e Recife (PE), duas microcervejarias em Campos do Jordão (SP) e Blumenau (SC). No Brasil, o portfólio de cervejas do Grupo HEINEKEN é composto por Heineken®, Heineken® 0.0, Sol, Amstel, Amstel Ultra, Kaiser, Bavaria, Eisenbahn, Baden Baden, Devassa, Schin, Glacial, No Grau, Kirin Ichiban, Lagunitas, Blue Moon e Tiger. O portfólio de não alcoólicos inclui Água Schin, Schin Tônica, Skinka e os refrigerantes Itubaína, Viva Schin e FYs. Com sede em São Paulo, a companhia é uma subsidiária da HEINEKEN NV, a maior cervejaria da Europa.

Voltar ao topo